Advogados Área empresarial reclamao.com na mídia...

Como funciona

O Reclamao.com é um site dedicado a reclamações e conteúdo para o consumidor

Como reclamar?

Faça um breve cadastro no site e poste sua reclamação. O Reclamao.com se encarregará de notificar a empresa por você. Enquanto a empresa não responder, sua reclamação ficará com um alvo vermelho dizendo “não-respondida”.

A empresa poderá respondê-lo pelo site ou entrar em contato direto para solucionar o problema. Se a empresa resolveu seu problema, você deverá marcar a reclamação como “solucionada”.  Quando você dá a reclamação como solucionada, ela fica com uma imagem positiva e um símbolo de alvo verde dizendo “reclamação solucionada

Todos estes dados são computados junto às estatísticas da empresa no site bem como no TOP RECLAMÃO.

O Reclamao.com responde pela empresa?

Não. O Reclamao.com se limita a informar a empresa de que existe uma reclamação em nosso portal. Cabe às empresas responderem seus clientes e fazerem a manutenção de sua imagem.

Tenho que pagar para usar o reclamao.com?

Não. O reclamao.com presta o serviço de reclamações gratuito. Existe um modelo pago que se chama “Reclamação Patrocinada” e que custa R$29. Este modelo permite que sua reclamação fique em destaque no site e que a empresa seja notificada por e-mail, telefone, telegrama e te envia um relatório em PDF com todos os contatos feitos para que, caso seja necessário, você possa levar este documento à justiça.

Todas as empresas respondem?

Não. Nem todas as empresas respondem. Algumas empresas insistem em ignorar seus clientes. Mas este cenário está mudando. A cada dia, mais e mais empresas se cadastram em nosso site para responder seus usuários. Se você buscou pela empresa no site e viu que ela NÃO responde, não desanime. Se todos pensassem assim, o Reclamao.com não teria dado certo e hoje não teríamos milhares de empresas respondendo seus consumidores. Aqui a união faz a força. Reclamar de um produto ou serviço é permitir que os outros saibam quais empresas são sérias e quais não são. Isso é CIDADANIA.

Meus dados ficam disponíveis para todos?

Não. Apenas seu 1° nome ficará disponível para todos. Seus dados, como CPF e nome completo ficarão visíveis apenas para a empresa reclamada, para que ela possa te identificar como cliente e responder suas reivindicações.

Como sei quando uma empresa respondeu minha reclamação?

O Reclamao.com envia um e-mail dizendo que sua reclamação foi respondida. Mas, para isso, é preciso que você verifique se o domínio @reclamao.com não está bloqueado pelo seu provedor.

Dúvidas Frequentes

1 - Como postar um comentário/réplica?

Todo comentário/réplica sobre uma reclamação já postada, dirigida a uma determinada empresa, deve ser feita impreterivelmente no espaço existente para este fim, junto à sua reclamação.

Para tanto, faça login, clique em "Minhas reclamações" e na reclamação desejada. Em seguida, Clique no botão "Réplica/comentário" e o texto desejado. A empresa será notificada.

Sugerimos não abrir nova reclamação, visto que isso mudaria os dados do Ranking e o consumidor não teria dados concretos.

2 - Como mudar o Status de minha reclamação?

Basta acessar sua conta no site com login e senha, clicar em "Minhas Reclamações", selecionar a reclamação e mudar o status para SOLUCIONADA ou NÃO SOLUCIONADA.

3 - Minha reclamação está com status de solucionada e na verdade não foi solucionada!

Ok. O que pode ter acontecido é que a empresa respondeu sua reclamação e você não postou uma réplica. Se a empresa responde sua reclamação você tem 7 dias para dar uma réplica. Caso não se manifeste em 7 dias corridos, a reclamação será automaticamente transformada em SOLUCIONADA.

Porque?

Alguns usuários utilizam o site, postam uma reclamação, tem sua reclamação respondida e solucionada e "abandonam" a reclamação. Além de não estarem colaborando com a comunidade estes usuários prejudicam as empresas que se esforçaram em resolver seu problema. Para evitar que ela fique pra sempre com este índice negativo, o usuário deve se manifestar em 7 dias, do contrário é considerado "abandono" de reclamação e a reclamação tem seu status mudado para SOLUCIONADA.

Todavia, basta você fazer login e seguir os procedimentos acima para mudar o status da mesma quando quiser.

4 - Como vejo minha reclamação?

Há duas opções:

- Faça login com seu e-mail e senha e clique em "Minhas Reclamações".
- Outra opção é buscar sua reclamação no campo de buscas do site. Na parte superior do site há um campo "BUSCAR POR EMPRESAS". Digite o nome da empresa da qual você reclamou e procure sua reclamação.

5 - O site está dizendo que minha reclamação é patrocinada e eu não quero reclamação patrocinada!

Ok. Acontece de muitos usuários clicarem em "fazer reclamação patrocinada" por engano. Para transformar em "Reclamação Simples". Basta seguir os passos:

- Acesse sua conta no Reclamao.com
- clique em "minhas reclamações"
- clique em "Transformar em Simples"

Pronto, sua reclamação voltará ao ar!